Windows 10 vai utilizar mesma tecnologia do torrent para baixar atualizações

A Microsoft planeja distribuir as futuras atualizações do Windows 10 utilizando o protocolo ponto-a-ponto (peer-to-peer, em inglês, ou P2P). Para quem não está familiarizado, é o mesmo sistema de downloads via torrent, que não baixa de apenas um lugar, mas sim de múltiplas fontes, tornando a transferência mais rápida. A informação foi obtida depois que uma versão preview mais recente do sistema vazou.

A novidade não chega a ser tão inesperada, já que a Microsoft comprou em 2013 a Pando Networks, desenvolvedora de uma tecnologia de compartilhamento de conteúdo P2P similar ao BitTorrent. Não está claro qual é a tecnologia utilizada pela empresa no Windows 10, mas não é irracional pensar que venha dessa aquisição.

A Microsoft ainda não anunciou oficialmente o plano de utilizar o protocolo nos downloads de atualização de apps e do sistema. Porém, não deve demorar muito para que nós tenhamos certeza do uso ou não, já que deve ser liberada até o fim do mês uma nova versão preview do Windows 10 com as novas mudanças.

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/3/15/8218215/microsoft-windows-10-updates-p2p{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.