Bug no Google Apps expôs dados pessoais de quase 300.000 donos de sites

Um bug no Google Apps acabou expondo informações pessoais de aproximadamente 283.000 donos de websites, conhecidas como "registro WHOIS". A agravante, no caso, é que os dados vazados foram justamente de pessoas que pagaram para mantê-los ocultos. São informações para contato, como o nome completo, o endereço e o telefone das vítimas. Segundo a Google, o problema que causou o bug já foi resolvido.

O bug foi descoberto pela empresa de pesquisa em segurança Cisco. Segundo eles, o problema data de 2012, momento em que, ao se registrar um domínio pelo Google, para poder usar o Google Apps para o trabalho, usuários tinham a opção de manter ocultas as informações WHOIS da página, por uma taxa de US$ 6. A questão é que, depois de um ano, quando o usuário devia renovar seu registro, o recurso do segredo não se renovava automaticamente junto, expondo os dados da pessoa.

"O risco óbvio aqui é que alguns desses indivíduos que foram 'desmascarados' podem agora estar, de alguma forma, em perigo como um resultado da sua conexão com o registro de domínio. Adicionalmente, ameaças podem usar a informação de registro do domínio para propósitos maliciosos. Por exemplo, mandar e-mails direcionados de phishing usando o nome, endereço e telefone da vítima, fazendo o phish parecer ainda mais autêntico."

- Cisco

- Continua após a publicidade -

O Engadget salienta, porém, que dessas 283.000 pessoas, uma boa parcela não foi realmente prejudicada pelo problema, uma vez que um bom número de usuários não fornece seus dados verdadeiros na hora de preencher o WHOIS.

A Google, que afirma ter corrigido a situação, deu a seguinte declaração:

"Uma pesquisadora de segurança recentemente reportou um defeito, através do nosso programa de Recompensas por Vulnerabilidade, afetando a integração do Google Apps com a API de registro de domínios Enom. Nós identificamos a causa raiz, fizemos os consertos apropriados, e estamos nos comunicando com os clientes afetados dos Apps. Nós nos desculpamos por quaisquer problemas que isso pode ter causado"

- Continua após a publicidade -

{via}Engadget | http://www.engadget.com/2015/03/13/google-apps-bug-exposed-domain-info/{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.