ASRock anuncia placa X99 no formato mini-ITX e placas-mãe com USB 3.1

A ASRock anunciou quais novidades vai apresentar na CeBIT deste ano, evento que acontece em Hanover na Alemanha entre os dias 16 e 20 de março. A fabricante irá trazer novas placas com o suporte a nova tecnologia USB 3.1 e com o chipset X99.

A grande novidade é a primeira placa no formato mini-ITX com chipset X99, ou seja, com suporte aos processadores de alta performance Intel Haswell-E e às novas memórias DDR4. Esta combinação é um tanto incomum, já que não é comum um sistema compacto trazer componentes de performance extrema, principalmente por conta do espaço limitado para este hardware. Para contornar o problema da fan, que é grande demais para os processadores Haswell-E, a ASRock desenvolveu um cooler-box mais compacto que acompanha a placa.

Para outras coisas, não houve solução: a X99E-ITX virá apenas com dois slots para memórias e também um slot PCIe, uma limitação clássica deste formato compacto de placas-mãe.

- Continua após a publicidade -

Estas novas placas trazem o suporte à conexão USB 3.1, novo padrão que promete maior velocidade, chegando a 10Gb/s, com envio de energia e dados em duas vias. Algumas placa suportarão mais conexões neste novo padrão através de uma placa adicional PCIe, enquanto alguns modelos já virão com a conexão USB 3.1 Tipo C, aquela que é reversível e mais compacta, já entre as conexões básicas da placa.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.