Google confirma que aparelhos Android utilizarão USB Tipo-C "em um futuro próximo"

Ao entusiasta casual de tecnologia, fica a impressão de que a USB Tipo-C apareceu simplesmente do nada. Duas das maiores gigantes de eletrônicos revelaram seus últimos notebooks topo-de-linha nesta semana – a Apple, com seu novo MacBook de 12 polegadas e o Google, com a segunda geração do seu Chromebook Pixel. Ambas as empresas se pronunciaram rapidamente sobre o novo tipo de conexão em seus dispositivos.

De fato, o conector USB Tipo-C é um invento relativamente novo, porém é baseado na especificação do USB 3.1, concluída dois anos atrás. Apesar de não receber adoção em massa no mercado, essa circunstância parece que mudará logo – e não apenas devido à introdução destes dois novos notebooks.

Em um vídeo promocional sobre a USB Tipo-C, coincidindo com o lançamento do Pixel, o diretor de produto do Google, Adam Rodriguez, revelou que a empresa está se preparando para levar o conector à mais aparelhos Chrome OS e, especialmente, para os novos smartphones.

"Nós aqui no Google estamos muito dedicados à tecnologia USB Tipo-C. Espere encontrá-la em diversos Chromebooks e aparelhos Android num futuro próximo," afirmou. Dados os imensos números de smartphones vendidos no mundo todo – dezenas de milhões todos os meses – isso poderia levar o padrão Tipo-C a ser amplamente adotado em uma escala rápida.

- Continua após a publicidade -

Uma das principais vantagens do conector Tipo-C é a sua reversibilidade – ou seja, não há mais confusão na hora de plugá-la na porta da maneira correta. Adicionalmente, o padrão USB 3.1 suporta envio de arquivos no padrão SuperSpeed+ em taxas de até 10 GBp/s, correspondendo ao dobro da USB 3.0, abrindo novas possibilidades para as funcões do aparelho de mão.

Apesar do que alguns podem achar, o novo MacBook da Apple não é o primeiro produto a ser lançado com um conector USB Tipo-C. O tablet Nokia N1 Android, lançado no fim do ano passado, por exemplo, já utilizava esse formato de saída. A Microsoft confirmou no mês anterior que o Windows 10 também incluirá suporte à essa conexão em seu lançamento.

{via}Neowin|http://www.neowin.net/news/google-confirms-usb-type-c-is-coming-to-android-phones-in-the-near-future{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.