Qual a capacidade ideal para um SSD: 120, 240, 480 GB?


Tomar a decisão de trocar seu HD por um SSD não é a coisa mais difícil do mundo. Afinal, os SSDs trazem uma série de vantagens para os gamers – assim como durante o uso cotidiano. Mas uma dúvida que muitos interessados têm na hora de comprar um drive nesse padrão é: qual a capacidade ideal de um SSD? Este artigo visa de forma bem clara sugerir como deve ser escolhida a capacidade.

Drives com capacidade de 120GB
Para ficar mais tranquilo e ter a possibilidade de instalar uma boa quantidade de aplicativos – ou até mesmo um ou outro game que ocupe menos espaço – o indicado é comprar um drive de, no mínimo, 120GB de capacidade. O custo vs benefício dessa categoria a coloca como uma das mais procuradas atualmente, já que consegue oferecer todos os benefícios de um SSD sem comprometer grande parte dos usuários.

O porém é que ainda não é a solução ideal para quem pretende usufruir dos benefícios de um SSD para games, já que atualmente um único game chega a ocupar mais de 40GB, como é o caso de Titanfall, Evolve e Call of Duty: Advanced Warfare. Nessa caso, uma solução interessante Â– e bastante indicada Â– é comprar o SSD de 120 GB e utilizá-lo em conjunto de um HD de maior capacidade. Com isso, dá para manter os aplicativos e documentos que você mais acessa dentro do SSD (para maior agilidade) e armazenar arquivos maiores no HD.

- Continua após a publicidade -

Drives com capacidade de 240GB
Aos gamers, o recomendado é optar por drives de, no mínimo, 240GB. Dessa forma, será possível instalar boa quantidade de aplicativos e alguns games. Vale destacar ainda que o ideal mesmo seria combinar dois drives ou até mais em RAID 0. Isso permite aumentar o espaço e, por tabela, a velocidade, já que a tecnologia RAID 0 propicia esse benefício. Ela proporciona quase o dobro do desempenho de um único drive, aumentando gradativamente a performance na medida em que novos drives são adicionados.

Drives com capacidade de 480GB ou mais
Para quem simplesmente não quer se incomodar e não se importa com o preço, existem os modelos com capacidade de 480GB ou superior. Mas vale destacar que as velocidades serão superiores ao optar por 2 modelos de 240GB em RAID 0 do que um único drive de 480GB.

RAID 0
Todas as capacidades podem trabalhar em RAID 0 (desde que com drives de capacidade igual), desde o modelo com 120GB até os maiores com 480GB, sendo que os benefícios em velocidade são muito interessantes. Então, na hora de escolher entre um drive de 240GB ou dois de 120GB, lembrem-se que optar por dois drives ainda terá a possibilidade de usufruir do ganho de desempenho da tecnologia RAID. Só fique atento a sua placa-mãe para ver se a mesma é compatível com tal tecnologia, normal em modelos intermediários e de alto desempenho.

- Continua após a publicidade -

Artigo: O que é RAID?

As linhas de SSD HyperX 3K e HyperX Fury trazem tecnologias de ponta para gamers e entusiastas, incluindo o controlador SandForce combinado recursos NAND. Os drives da linha também oferecem desempenho de alta velocidade SATA Rev. 3.0 (6 GB/s), assim como velocidade de leitura e gravação extremamente rápidas. A linha Fury oferece modelos de 120 GB e 240 GB, enquanto a 3K está disponível em opções de 120, 240 e 480 GB.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.