Facebook remove recurso "se sentindo gordo" após pressão de ativistas online

O Facebook removeu da sua lista de sentimentos e atividades o recurso “se sentindo gordo”, após uma petição online arrecadar mais de 16 mil assinaturas para que isso acontecesse. Em um comunicado, a rede social disse compreender o pedido dos ativistas de que essa “opção na atualização de status pode reforçar uma imagem negativa do corpo, particularmente para pessoas que possuem distúrbios alimentares.”

O recurso estava presente na mesma lista que se sentindo “feliz”, “abençoado” e “amado”. Sentimentos corriqueiros e inofensivos. Ao contrário da opção “gordo” que, de acordo com Catherine Weingarten, responsável por encabeçar o projeto, “tirava sarro de pessoas que se consideram acima do peso. Entre elas, muitas com distúrbios”. Weingarten conclui afirmando estar feliz por ter ajudado a eliminar uma forma de discriminação à imagem física na internet.

A petição, promovida pela hashtag #FatIsNotaFeeling (Gordo não é um sentimento) no Change.org, foi uma de uma série de campanhas online lançadas pelo grupo Endangered Bodies na Semana Nacional de Consciência dos Distúrbios Alimentares, que aconteceu nos Estados Unidos no mês passado.

Embora a opção não esteja mais disponível, ainda é possível escrever à mão e escolher o mesmo emoticon que estava associado ao “sentimento”. No entanto, para não ofender alguém, a opção “empanturrado” pode descrever muito melhor como você se sente após passar o fim de semana na casa da mãe, da avó...

- Continua após a publicidade -

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/3/11/8189565/facebook-removes-feeling-fat-emoticon-petition{/via}

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.