Documentos vazados da CIA e da NSA mostram planos para hackear dispositivos Apple

O acesso a informações privadas por parte de agências do governo nos EUA tem se tornado comum. Um vazamento recente mostra o que seriam documentos secretos detalhando um novo plano da CIA (Central Intelligence Agency) para abrir uma "backdoor" em dispositivos da Apple para acesso próprio e da NSA (Nationa Security Agency).

Os documentos teriam sido apresentados na conferência "secreta" anual da agência, conhecida como "Jamboree". Apesar da existência dessa reunião ser difundida, ela não é oficialmente confirmada. A conferência teria como objetivo desenvolver novos métodos de vigilância. 

Dentre os ataques contidos nos documentos, destacou-se o plano de se criar uma versão "dummy" do Xcode, software da Apple usado por desenvolvedores para criar aplicativos para os dispositivos da empresa. A versão modificada da ferramenta adicionaria uma backdoor aos apps depois deles serem completados, sem o conhecimento dos desenvolvedores. Assim, o aplicativos seriam disponibilizados com a possibilidade da CIA e da NSA acessar suas informações a qualquer momento. Não foi divulgado como a agência faria para levar sua versão do Xcode aos desenvolvedores.

A versão modificada do Xcode adicionaria uma backdoor aos apps depois deles serem completados, sem o conhecimento dos desenvolvedores.

Outro plano ainda "mirando" na Apple seria uma maneira de introduzir um "keylogger" no software de atualização dos MacBooks e iMacs. O keylogger é uma ferramenta que grava e transmite cada botão que o usuário aperta no teclado.

- Continua após a publicidade -

Como o Engadget salienta, não se sabe, porém, até onde essas ideias veriam a luz do dia. Elas podem ser meramente "conceituais", como para fomentar a discussão da conferência. Ainda assim, com o vazamento do documento, certamente a preocupação das agências será outra no momento.

{via}The Guardian | http://www.theguardian.com/technology/2015/mar/10/cia-tried-to-crack-security-of-apple-devices{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.