[Rumor] Mediatek irá utilizar gráficos AMD em chips de alta performance

De acordo com informações do Fudzilla, podemos ter uma interessante combinação no mercado mobile no futuro. A Mediatek estaria negociando com a AMD o licenciamento de seus gráficos para uso em sistemas-em-um-chip (SoC), combinando os processadores de baixo consumo ARM utilizados pela Mediatek com a experiência em processamento gráfico da AMD.

Incorporando o conhecimento da AMD na área gráfica, a Mediatek teria como objetivo bater concorrentes do segmento de alta performance, como os chips Qualcomm equipados com as GPUs Adreno. Curiosamente, se confirmada esta cooperação, a AMD irá competir com uma tecnologia "própria" já que a os chips Adreno foram desenvolvidos inicialmente pela ATI (com o nome de Imageon), depois comprados pela AMD e por fim adquiridas em 2009 pela Qualcomm para uso em seus chips Snapdragon. Não é à toa que Adreno é um anagrama de Radeon.

Nem AMD nem Mediatek confirmaram a cooperação, porém de acordo com fontes do Fudzilla as duas empresas já trabalham em chips que devem chegar ao mercado ainda este ano. Com esta união, a AMD volta a brigar no mercado de dispositivos móveis, algo que havia deixado de competir ao vender seus chips Adreno e toda a equipe de desenvolvimento de chips gráficos para dispositivos portáteis por 65 milhões de dólares para a Qualcomm.

{via}Fudzilla|http://www.fudzilla.com/news/graphics/37209-mediatek-to-license-amd-graphics{/via} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.