Usuários reclamam de "instalação silenciosa" de um minerador de bitcoins junto com o uTorrent

Usuários foram ao fórum do uTorrent (atual maior cliente BitTorrent do mundo) reclamar que a instalação da versão mais recente ou atualização do programa estaria "silenciosamente" adicionando o EpicScale à máquina do usuário. O programa é um minerador de bitcoins, que usa o poder de processamento do seu PC para gerenciar transações com a criptomoeda e gerar outras novas.

O software pode acabar causando lentidão no computador, mas não chega a ser um malware e pode ser removido sem dificuldade pelo Painel de Controle > Programas e Recursos (Windows 7). Perguntados sobre o assunto pelo The Verge, a equipe do BitTorrent deu a seguinte resposta:

"Nós revisamos esse problema de perto e podemos confirmar que não há nenhuma instalação silenciosa acontecendo... Provavelmente os usuários aceitaram a oferta durante a instalação. O EpicScale é um grade parceiro para nós para continuar a gerar renda para a companhia, enquanto contribue com fundos para iniciativas filantrópicas.

O que mais provavelmente aconteceu é que muitos usuários foram induzidos a instalar o EpicScale acidentalmente. Instalamos o uTorrent aqui no Adrenaline e é essa a mensagem que aparece:


- Continua após a publicidade -

Como é visível, ela pode ser facilmente confundida com os termos e condições de serviço, que muita gente clica em "aceitar" sem prestar atenção. Mas, uma vez que o uTorrent não vê problema na maneira com que são oferecidos os "complementos" e "programas extras" durante a instalação, o jeito é ficar atento e ler bem as mensagens antes de clicar em "ok".

{via}Engadget | http://www.engadget.com/2015/03/06/utorrent-bitcoin-miner/{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.