Vendas de PCs no Brasil encerram 2014 com queda de 26% em relação ao ano anterior

A IDC Brasil divulgou os resultados das vendas de PC no país para o ano passado e elas não estão nada promissoras. Foram vendidos 10,3 milhões de computadores durante 2014, número 26% menor que o conseguido em 2013.

Desses 10 milhões de PCs vendidos, 4 milhões foram desktops (queda de 31%) e 6,4 milhões foram notebooks (queda de 22%). O setor corporativo foi responsável por 29% das compras e o consumidor final totalizou 71%.

Os analistas atribuem essa forte queda no comércio brasileiro de PCs do ano passado a um conjunto de fatores, que vão desde o carnaval fora de época à Copa do Mundo. Segundo Pedro Hagge, um dos funcionários da empresa, março costuma ser um mês forte nas vendas de computadores para o país, mas o carnaval adiado teve um impacto negativo neste comércio.

Logo em seguida, aconteceu a Copa, momento em que comerciantes promovem outros produtos, como televisões, o que também foi ruim para os computadores. Por fim, o clima de incerteza das eleições e a volatilidade da moeda também tiveram sua participação na queda.

2015

- Continua após a publicidade -

Para este ano, a IDC Brasil prevê que o mercado vai continuar em queda, mas bem menos "vertiginosa". A previsão é de uma diminuição de 3% para este ano. Os motivos para essa previsão seriam a forte alta do dólar e a instabilidade econômica.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.