Índice do Artigo

Hardware

Vendas de PCs no Brasil encerram 2014 com queda de 26% em relação ao ano anterior

A IDC Brasil divulgou os resultados das vendas de PC no país para o ano passado e elas não estão nada promissoras. Foram vendidos 10,3 milhões de computadores durante 2014, número 26% menor que o conseguido em 2013.

Desses 10 milhões de PCs vendidos, 4 milhões foram desktops (queda de 31%) e 6,4 milhões foram notebooks (queda de 22%). O setor corporativo foi responsável por 29% das compras e o consumidor final totalizou 71%.

Os analistas atribuem essa forte queda no comércio brasileiro de PCs do ano passado a um conjunto de fatores, que vão desde o carnaval fora de época à Copa do Mundo. Segundo Pedro Hagge, um dos funcionários da empresa, março costuma ser um mês forte nas vendas de computadores para o país, mas o carnaval adiado teve um impacto negativo neste comércio.

Logo em seguida, aconteceu a Copa, momento em que comerciantes promovem outros produtos, como televisões, o que também foi ruim para os computadores. Por fim, o clima de incerteza das eleições e a volatilidade da moeda também tiveram sua participação na queda.

2015

Para este ano, a IDC Brasil prevê que o mercado vai continuar em queda, mas bem menos “vertiginosa”. A previsão é de uma diminuição de 3% para este ano. Os motivos para essa previsão seriam a forte alta do dólar e a instabilidade econômica.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções