Empresa brasileira cria smartphone anti-espionagem para a proteção de dados sigilosos

A empresa brasileira Sikur apresentou na Mobile World Congress 2015 um smartphone voltado para a segurança daqueles usuários que trocam informações sigilosas. Ele vem equipado com Android modificado para tapar brechas que possam ser exploradas por pessoas mal intencionadas, e veta acesso à câmera e ao GPS. O executivo da Sikur Leandro Coletti diz que o principal foco da empresa é a segurança. Depois a usabilidade e então a mobilidade. A Sikur é conhecida por fornecer mais de 11 mil aplicativos criptografados a agentes de inteligência brasileiros. Os smartphones seriam uma evolução desses apps.

A companhia apresentou dois aparelhos. O topo de linha é o Granite Phone 1 que possui apenas recursos de email, mensagens e telefone codificados. As ligações acontecem através de um aplicativo exclusivo da Sikur que usa a internet e não rede de voz para as chamadas. Logo após uma atualização, ele vai realizar também chamadas de vídeo. O segundo modelo é o Granite Phone 2. Esse vai permitir o download de aplicativos e autorizar a eles o acesso a recursos do celular, como câmera e GPS do smartphone.

Esses aparelhos são voltados para o mercado corporativo e órgãos governamentais, que trabalham com informações sigilosas e estão sujeitos à espionagem. Mesmo assim, os consumidores finais também vão ter a oportunidade de comprar um em 2017, ainda que Coletti não saiba para que vão usar um smartphone desses.

Durante a MWC, o aparelho topo de linha já entrou em pré-venda por US$639,00. O lançamento oficial acontece no terceiro trimestre por US$799,00. Até o final deste ano, a Sikur espera vender cerca de 80 mil unidades.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.