Microsoft explica como vai unificar todos os dispositivos com Windows 10

Quando a Microsoft anunciou o Windows 10, entre as coisas que mais chamaram a atenção estava a promessa um tanto quanto ousada de que ele seria um único sistema para todas as plataformas. Ou seja, a ideia é que a experiência que você tem no seu PC seja, na essência, a mesma que se encontra num smartphone com o sistema.

Desde então, mais nada foi falado sobre o assunto – até agora. A Microsoft publicou um post no Windows Blog que explica um pouco melhor como eles pretendem unificar todas as versões do sistema operacional. A empresa está focada especialmente em permitir que o mesmo aplicativo rode em todos os dispositivos, com adaptações pontuais para cada plataforma.

Nas palavras da Microsoft, o objetivo é obter uma experiência de usuário adaptativa, com comandos naturais. Ou seja, os aplicativos vão se adaptar ao tamanho da tela do dispositivo, e a maneira como vamos usá-los vai mudar de aparelho para aparelho.

Um exemplo disso é o aplicativo OneNote. Nos smartphones, o usuário controla o aplicativo através de toques na tela. No Surface Hub ou mesmo em tablets, o app vai estar otimizado para a utilização de canetas digitais. Para completar, a versão para desktops vai ter como métodos de entrada comandos por voz e o reconhecimento do movimento dos olhos.

Ferramentas serão fornecidas para facilitar a vida dos desenvolvedores, especialmente nas áreas de animações, controles e APIs. A Microsoft fornecerá softwares que, no momento, são utilizados exclusivamente por suas equipes internas. O Windows 10 será lançado ainda em 2015, e deveremos descobrir mais sobre o sistema em abril.

- Continua após a publicidade -

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.