Nova versão do Windows 10 Technical Preview vai trazer o navegador Spartan

Ao lançar o Windows 10 em janeiro, a Microsoft anunciou também o navegador Spartan para substituir o Internet Explorer. A empresa deu uma pequena amostra do que ele é capaz de fazer e deixou o pessoal curioso. A primeira versão para desenvolvedores do sistema disponibilizada após o lançamento oficial não trouxe o navegador. Mas a espera vai acabar com a próxima atualização. A Microsoft anunciou na Mobile World Congress que o Spartan estará presente na nova versão do Windows 10 Technical Preview.

Veja como está o novo Windows 10 Technical Preview

Ainda não está claro quando a atualização vai chegar, mas o The Verge teve a informação de que isso deve acontecer no final deste mês. A Microsoft quer focar em três novos recursos para o Spartan. Um dos primeiros é o suporte a anotações em páginas da web, que podem ser sincronizadas no OneDrive e compartilhadas com outras contas. A ferramenta permite tanto anotações e comentários digitados quanto em anotações com a caneta stylus.

Além das anotações, há um modo de leitura que remove todos os elementos que poluem o layout da página, numa experiência similar a de um ebook. Esse recurso já foi oferecido por um tempo pela Apple em seu navegador Safari, tanto no Mac quanto no iOS. Esta mesma função conta com uma lista de leitura que sincroniza-se com todos os dispositivos Windows, similar ao Pocket, Instapaper e Reading List já presentes no navegador da Apple.

Naturalmente, a Cortana estará integrada no Projeto Spartan, e surgirá em páginas relevantes onde a assistente pessoal possa ser útil, como dar direções para chegar a um restaurante enquanto visita o website do estabelecimento, junto com horário e data de funcionamento.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.