E-bike da Ford pedala sozinha quando o batimento cardíaco do usuário sobe

Durante a CES 2015, a Ford anunciou seu plano de Smart Mobility para facilitar o trânsito através de uma combinação de carros e bicicletas elétricas. Hoje (02) na MWC 2015, o último aspecto desse projeto foi revelado, tratando-se de um experimento intitulado Handle on Mobility que envolve dois protótipos de e-bikes com funcionamento integrado a um app. Você pode conferir a apresentação do plano abaixo:

Os protótipos foram divididos conforme suas categorias: a bicicleta dobrável MoDe:Me foi construída em parceria com a Dahon, enquanto o modelo maior, MoDe:Pro, foi desenvolvido inteiramente por uma equipe da Ford. O primeiro projeto é voltado para ciclistas casuais, enquanto o segundo é destinado para carteiros e entregadores. Ambas as e-bikes possuem motores de 200 watts e baterias de 9 amp/hora, capazes de entregar velocidades de até 25 km/h.

A empresa revelou também o seu app MoDe:Link, compatível com o iPhone 6, que permite o uso de uma combinação de carros, trens e e-bikes para viajar diariamente. O aplicativo só está disponível para o iOS no momento e passa a oferecer navegação multimodal para planejar o trajeto através de vias públicas, estradas e transporte público. A partir disso, os guidões da bicicleta vibram na hora de virar, com o aplicativo ligando os sinais de conversão automaticamente. 

Devido a um sensor ultrassônico localizado na traseira das bicicletas, o usuário passa a saber se há presença de veículos por perto. Ao mesmo tempo, o aplicativo acende as luzes para alertar os motoristas da presença da bike. Quanto aos motores, o nível de assistência do pedal elétrico pode ser ajustado automaticamente, com base na frequência cardíaca do ciclista, permitindo um descanso se for necessário. Todo o sistema é compatível com o sistema Sync, que responde por comandos de voz.

- Continua após a publicidade -

A Ford está envolvida com 25 projetos de e-bike ao redor do mundo, incluindo os testes do Handle on Mobility como parte do seu projeto de Smart Mobility. A empresa também está testando o Info Cycle em Palo Alto e na Europa para determinar como as bicicletas podem ajudar no transporte urbano. 

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/03/02/ford-mode-me-e-bikes/{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.