Internet de banda larga agora é considerada um serviço de utilidade pública nos Estados Unidos

Depois de forte pressão popular, a Comissão Federal de Comunicações (FCC - sigla em inglês) dos Estados Unidos votou hoje em medidas regulatórias para a internet que ressoam com os princípios da neutralidade da rede. A decisão mais importante é que o serviço de acesso à banda larga é agora uma utilidade pública na terra do Tio Sam, o que significa que ele deve ser garantido para todo cidadão.

A regulamentação vem acompanhada de outras medidas como a proibição da criação de "pistas rápidas", em que companhias poderiam cobrar mais para entregar mais velocidade em certos conteúdos, como o streaming de vídeos, por exemplo. A proibição das "pistas rápidas" era fortemente defendida por serviços como o Netflix.

Para tomar suas decisões, a FCC classificou a internet de banda larga como um serviço de telecomunicação, e não como um de informação. Essa medida aparentemente pequena que trouxe a condição de serviço de utilidade pública para este tipo de acesso. 

Opositores da nova regulamentação, principalmente empresas de provedores que poderiam realizar a cobrança extra pelas "pistas rápidas", afirmam que as medidas da FCC podem abrir portas para outras regulações, mais invasivas, no futuro. Elas pretendem recorrer contra a decisão da Comissão na Justiça norte-americana.

{via}The New York Times | http://www.nytimes.com/2015/02/27/technology/net-neutrality-fcc-vote-internet-utility.html?partner=socialflow&smid=tw-nytimes&_r=1{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.