
Juiz do Piauí determina que provedoras suspendam o acesso ao WhatsApp em todo o país
UPDATE: Segundo o Globo, o documento mostrado na notícia teria sido apresentado a todas as empresas representativas do acesso à internet no Brasil, desde provedoras de infraestrutura (backbone) a provedoras de conexão (como a Vivo, citada anteriormente). Os mandados, se cumpridos, suspenderão por completo o acesso ao WhatsApp no país.
O motivo continua em sigilo, mas ainda segundo o Globo, a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí informou que a decisão teria sido fruto de uma determinação anterior que requeria, por parte do próprio WhatsApp, a retirada de imagens de crianças e adolescentes expostos sexualmente, e que não teria sido cumprida. Os processos que levaram ao mandado começaram em 2013.
______________
ORIGINAL: O juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, no Piauí, determinou a alguma provedora de nome não divulgado que suspendesse o acesso ao serviço do WhatsApp em todo o território nacional.
Mostrando um certo desentendimento do funcionamento do aplicativo, a decisão do juiz determina ainda que a provedora deve "garantir a suspensão do tráfego de informações de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores da aplicação de trocada de mensagens multi-plataforma denomidada Whatsapp, em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional".
A imagem acima é um vazamento, uma vez que o processo corre em segredo de justiça. Por causa do sigilo, não se sabe o porquê de Moura Correia querer a suspensão do serviço e nem que tipo de investigação está sendo realizada. A empresa foi comunicada dia 19 deste mês e teria o prazo de 24h para cumprir o mandado, mas está seguindo os trâmites legais para tentar cassar a decisão.
{via}Época | http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/felipe-patury/noticia/2015/02/juiz-do-piaui-manda-btirar-whatsapp-do-arb-no-pais-inteiro.html{/via}
Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?