Governo pede explicação para operadoras por bloqueio de internet ao final da franquia de dados

As operadoras de telefonia Oi, Claro, Tim e Vivo receberam notificações da Justiça brasileira por bloquearem a internet móvel de seus clientes após o final da franquia de dados. As operadoras anunciaram, no ano passado, que certos planos contratados iriam sofrer um corte da internet no final da franquia, ao invés da velocidade ser reduzida, como acontecia antes. 

As notificações vieram do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), com o objetivo de "verificar se todos os direitos e garantias dos consumidores afetados estão sendo respeitados".

O Senacon solicitou informações sobre a forma de bloqueio do acesso à internet após o fim da franquia de dados, comunicação prévia aos consumidores, alterações no contrato e técnicas envolvidas, entre outros questionamentos que podem ser úteis na investigação do assunto. As quatro operadoras tem até 10 dias para entregarem as informações requisitadas ao órgão.

As operadoras começaram a pensar na adoção da ideia no final de 2014 e declararam que, para o cliente não ficasse sem internet, provavelmente ele teria que contratar mais de um pacote de dados móveis. O novo método aumentaria a receita das companhias consideralvelmente.

As operadoras não comentaram o assunto.

{via}Exame|http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/governo-notifica-operadoras-sobre-bloqueio-de-internet{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.