Nvidia teve 76% do mercado de GPUs enquanto AMD ficou com 24% no último trimestre

A consultoria JPR anunciou os dados estimados do mercado de placas de vídeo durante o último trimestre de 2014. De acordo com a empresa, a Nvidia apresentou um crescimento de 5,5% nos envios de placas de vídeo a lojistas e manteve a maior fatia do mercado, agora de 76%. Enquanto isso, os envios de placas da AMD caíram 16%, e a empresa acabou com o domínio de 24% do mercado.

O mercado de GPUs em si decresceu 0,68% em comparação com o trimestre anterior – no mesmo período, o mercado de PCs desktop diminuiu 3,53%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2013, os envios de GPU caíram 17,52%, bem mais que os desktops, que caíram apenas 0,72%. Apesar das estatísticas incluírem GPUs de workstations, servidores e supercomputadores científicos, quem realmente brilha no mercado são as placas de vídeos para games. 

Apenas 4 empresas competem no mercado de GPUs, que é claramente dominado por Nvidia e AMD. Além delas, a S3, que representou 0,1% do mercado em 2014, e a Matrox, que representou menos do que 0,1%, também fabricam chips gráficos para PCs. No total de 2014, a Nvidia teve 64,9% da fatia de mercado, enquanto a AMD teve 35%.

{via}Guru3D|http://www.guru3d.com/news-story/nvidia-76-amd-24-gpu-marketshare-q4-2014.html|Jon Peddie Research|http://jonpeddie.com/press-releases/details/add-in-board-market-down-in-q4-nvidia-increases-market-share-lead/{/via}

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.