[Rumor] Intel irá atrasar o Skylake para agosto; empresa faz mistério sobre novas tecnologias

Enquanto a Intel costuma reservar a Computex, evento que acontece no começo de junho, para o lançamento de uma nova geração de processadores, parece que este ano as coisas vão atrasar um pouco. De acordo com rumores divulgados pelo DigiTimes, a Intel deve segurar o lançamento da sexta geração Core, codinome Skylake, para agosto.

O motivo para a "segurada" no Skylake é atribuída aos atrasos dos chips Broadwell. Os chips da quinta geração Core só foram lançados no começo deste ano, e focados principalmente em ultrafinos e aparelhos de baixo consumo. Os modelos desbloqueados e voltados aos usuários entusiastas devem dar as caras somente no segundo trimestre deste ano, o que tornaria o lançamento do Skylake próximo demais e prejudicaria as vendas. O modelo baseado em Broadwell para a linha Extreme Edition, o Broadwell-E, só deve chegar ao mercado em 2016, se os rumores estiverem corretos.

O Skylake faz parte do "tock" no ciclo "tick tock" da Intel. Enquanto o Broadwell reduziu a litografia para 14 nanômetros, os chips Skylake irão trazer refinamentos baseados nesta mesma litografia.

Em um comportamento diferente do que costuma fazer, a Intel tem mantido um certo segredo em torno dos recursos presentes nos Skylakes. Enquanto o lançamento de processadores da empresa costumam ser longamente antecipados, a sexta geração Core está sendo mantida sob segredo, o que pode ser o indício de uma importante mudança nesta geração.

De acordo com palpites do WccfTech através de uma fonte não identificada, a Intel pode estar preparando o lançamento de um chip com uma tecnologia MorphCore, um tipo especial de núcleo de processamento. Enquanto a empresa utiliza diferentes tecnologias para linhas de alta performance (Xeon) e produtos de entrada, a nova geração poderia unificar a arquitetura com a criação de um novo núcleo de processamento capaz de "resolver todas as linhas".

Simplificando a questão, existem núcleos de processamento com alto poder em single thread, porém eles consomem muita energia. Núcleos menores e em maior quantidade são mais eficientes do ponto de vista energético, mas são incapazes de entregar o desempenho de um núcleo maior. Alguns fabricantes vem solucionando o dilema com diferente tipos de núcleos dentro de um mesmo chip.

- Continua após a publicidade -

O conceito que o rumor indica que será usado no Skylake inverte a tecnologia CoreFusion, que combina múltiplos núcleos de pequeno porte formando um único núcleo lógico - que costuma resultar baixa eficiência elétrica e performance inferior. O MorphCore faz o contrário: parte de um único grande núcleo e dele forma diversos núcleos lógicos menores, atendendo diversos tipos de demanda da forma mais eficiente. Como a Intel não vem divulgando nada neste sentido, o jeito é esperar para ver o que ela está escondendo nas mangas.

{via}DigiTimes|http://www.digitimes.com/news/a20150216PD207.html|WccfTech|http://wccftech.com/intel-preparing-dirsuptive-skylake-microarchitecture-morphcore/{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.