Oscar 2015: downloads ilegais dos filmes indicados aumentam em 385% após a nomeação

A nomeação dos filmes indicados ao Oscar aconteceu no dia 15 de janeiro, e apenas um mês após a cerimônia, os downloads ilegais dos longas que concorrem a estatueta aumentaram em 385%. Segundo a pesquisa do site Irdeto, o aumento nos downloads piratas fez com que os estúdios perdessem cerca de US$41 milhões (R$117 milhões) neste mês. 

Se os downloads piratas fosses considerados como quesito para escolher os vencedores, estes  seriam os ganhadores do Oscar em cada categoria: 

  • Melhor Filme: Sniper americano (1.389.819 de downloads em todo o mundo desde 15 de janeiro)
  • Melhor Diretor: Alejandro González Iñárritu, do filme Birdman (796.697 downloads de todo o mundo desde 15 de janeiro).
  • Melhor Atriz: Rosamund Pike, Garota Exemplar (1.252.074 de downloads em todo o mundo desde 15 de janeiro).
  • Melhor Ator: Bradley Cooper, American Sniper (1.389.819 de downloads em todo o mundo desde 15 de janeiro)

De acordo com o Irdeto, um dos principais responsáveis pelo aumento da pirataria entre os filmes são os screeners, cópias em DVD e Blu-Ray fornecidas pelos estúdios aos comitês de avaliação dos prêmios e críticos de cinema.  

O especialista em pirataria virtual Rory O´Connor disse que um dos jeitos para diminuir a pirataria, e consequentemente, a queda nos lucros, é lançar o filme nos cinemas e na internet simultaneamente, como a Netflix pretende fazer este ano

"No mundo da re-distribuição da internet, a janela entre o lançamento no cinema e disponibilidade mundial de mercado pode ser simplesmente muito grande, deixando espaço para os piratas aproveitarem e oferecerem aos consumidores meios alternativos de gratificação instantânea. Os consumidores de hoje simplesmente se recusam a esperar para acessar esses filmes por meio de serviços legítimos" 

- Continua após a publicidade -

- Rory O´Connor, especialista do site Irdeto

Os screeners são responsáveis por 31% dos downloads ilegais. Outros meios como o Pirate Bay, que está de volta, e o Popcorn Time também ajudam na disseminação das cópias ilegais.

A cerimônia do Oscar acontece no domingo, dia 22 de fevereiro no Teatro Dolby, em Los Angeles.

{via}Irdeto|http://irdeto.com/news-and-events/and-the-winner-for-the-most-pirated-motion-picture-is-.html{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.