Microsoft lança update do Windows Defender que remove o Superfish, adware presente nos PCs da Lenovo

A Microsoft lançou a versão 1.193.444.0 do Windows Defender e a maior novidade do update é a remoção do adware Superfish, que vinha pré-instalado nas máquinas da Lenovo, incluindo o certificado root.  O software malicioso ganhou fama esta semana e trouxe bastante dor de cabeça para a Lenovo e os donos de PCs da empresa, pois o certificado root criado pelo programa que não é fácil de ser removido. Mas agora, a nova versão do Windows Defender faz todo o trabalho e não deixa rastro do Superfish.

A Lenovo anunciou que desistiu de vez do adware, que criava um certificado de autoridade irrestrita e podia ser usado para roubar informações pessoais do computador. O mais grave em toda a história é o fato do Superfish usar a mesma chave em todos os certificados de raiz e se alguém quebrasse o código, seria possível criar programas e malwares que passariam como confiáveis em todos os notebooks com o Superfish. 

 Caso você seja dono de um notebook da Lenovo, basta atualizar o Windows Defender e fazer uma varredura no PC. Também existe um teste online neste link que mostra se você é uma vítima do Superfish, que também ensina como removê-lo manualmente. 

{via}Neowin|http://www.neowin.net/news/microsoft-updates-windows-defender-fries-superfish-like-a-piece-of-carp-that-it-is{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.