Após pressão dos usuários, Nvidia reativa overclocking em GPUs da série GTX 900M

Sob pressão de usuários irritados, a Nvidia volta atrás na sua decisão de impedir o overclocking em GPUs da linha GTX 900M, utilizadas em notebooks com "desempenho de desktop" para games. Após diversas reclamações nos fóruns da GeForce, a empresa mudou seu foco, prometendo reabilitar o desempenho na próxima atualização de driver. A nova versão estará disponível para download em meados de março.

A empresa ainda instrui que os clientes interessados em utilizar sua placa da linha GTX 900M com overclocking antes da atualização precisam reverter o driver para a versão anterior, a GeForce 344.75. Apenas através do overclock os usuários podem jogar alguns games com configurações específicas, o que é um dos motivos dos donos de notebooks com estas GPUs exigirem tanto o retorno do recurso. 

"Como você sabe, nós estamos constantemente refinando e otimizando a performance de seu PC GeForce.

Nós somos obcecados com cada otimização possível para que vocês possam aproveitar uma máquina perfeitamente estável que equilibre performance em jogos, temperatura, energia e som.

Entretanto, muitos de vocês gostam de levar o sistema ainda mais além com overclocking.

Nossa atualização mais recente de driver desabilitou o overclocking em alguns notebooks GTX. Nós ouvimos que muitos de vocês gostariam de ter o recurso habilitado novamente. Então, nós estaremos reativando o overclock na próxima atualização de driver para os notebooks afetados, prevista para o próximo mês.

- Continua após a publicidade -

Se vocês tiverem realmente pressa em recuperar tal recurso, também é possível reverter o driver para a versão 344.75."

PeterS, funcionário da Nvidia em publicação no fórum da GeForce

A controvérsia começou uma semana atrás, quando a empresa desativou o recurso de overclocking da linha de GPUs GTX 900M, segundo usuários, chegando até a reduzir a capacidade de clock original. O motivo, segundo a Nvidia, era de que os notebooks com estas placas gráficas não possuíam design com ventilação e abastecimento térmico planejados para o desempenho acima do estipulado, podendo estragar o produto. Entretanto, a capacidade de overclockar a placa de vídeo era anunciada como diferencial em alguns produtos por empresas terceiras, o que poderia levar muitos clientes a se sentirem enganados.

{via}TechPowerUp|http://www.techpowerup.com/210041/nvidia-to-restore-overclocking-on-mobile-gpus.html{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.