YouTube vai lançar aplicativo para crianças na próxima semana, o YouTube Kids

[+update]: O YouTube Kids já está disponível para Android e iOS, porém no momento está limitado aos Estados Unidos. A Google afirmou que tem planos para lançar o app em outros países, porém ainda não trouxe mais informações sobre datas e localidades.

[+texto original]: O canal da famosa Galinha Pintadinha é o maior do Brasil no Youtube com mais de 1,5 bilhão de visualizações, o que mostra que o site de vídeos do Google faz muito sucesso entre as crianças – e entre os pais, que descobriram uma boa maneira de fazer elas ficarem quietas, ao menos por um tempo. Pensando em agradar ainda mais esse público, o YouTube vai lançar na segunda-feira da semana que vem um aplicativo chamado YouTube Kids. Nele, devem ser exibidos episódios originais de séries voltadas para os mais novos, além dos vídeos de canais direcionados às crianças.

O aplicativo vai ser diferente do disponível para o YouTube hoje e, a princípio, vai ser lançado apenas para smartphones e tablets com sistema Android. A interface foi pensada para que as próprias crianças possam navegar, com ícones grandes e pouca rolagem de página. Ao abrir o aplicativo, vão ser exibidos no topo quatro grandes ícones para shows, músicas, aprendizado e explorar. E, também, o botão para pesquisar por um vídeo específico.

Todo o conteúdo vai ser aprovado antes pelo Google. Até o momento, de acordo com o The Verge, já estão confirmados conteúdos da National Geographic Kids, Thomas & Friends, Levar BurtonÂ’s Reading Rainbow e outros. Aqui no Brasil, ao menos a Galinha Pintadinha nós deduzimos que deva entrar na lista. Apostamos também na porquinha Peppa, que anda fazendo sucesso, e na Turma da Mônica, maior sucesso dos quadrinhos brasileiros.

O aplicativo vai ser lançado pelo executivo Malik Ducard no Kidscreen Summit, evento para a indústria de entretenimento infantil. O YouTube diz que esse aplicativo é algo que vinha sendo requisitado por muito tempo. “Os pais constantemente nos pediam: ‘vocês podem fazer do YouTube um lugar melhor para as nossas crianças?’”, disse o gerente de produtos do site Shimrit Ben-Yair ao USA Today.

- Continua após a publicidade -

Os vídeos infantis tiveram um alto crescimento em audiência online. Ben-Yair revelou que os canais de entretenimento familiar tiveram um aumento de 200% no tempo de visualização, enquanto o resto do site subiu apenas 50%.

Para garantir o mínimo de segurança às crianças, o YouTube precisa obedecer às leis do Ato de Proteção da Privacidade Infantil Online, que estipulam que os pais precisam ser informados quando sites e serviços vão coletar qualquer dado dos seus filhos.

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/2/19/8073273/youtube-kids-android-app-for-children{/via}

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.