PowerOffHijack: descoberto novo malware que "domina" seu Android quando você o desliga

A AVG descobriu um novo malware que ataca dispositivos Android que ganhou o nome de PowerOffHijack, devido ao seu comportamento no sistema. O "software maligno" faz parecer que seu smartphone (ou tablet) está desligado, mas na verdade ele fica "dominado" e pode até tirar fotos e fazer ligações.

O PowerOffHijack se ativa quando o usuário manda seu aparelho desligar. A animação padrão de desligamento até aparece, e a tela fica preta, mas o dispositivo continua ligado, executando operações sem o conhecimento do seu dono. 

A AVG não entrou em detalhes de como a falha foi descoberta, mas como o malware precisa de uma permissão root para funcionar, o Venture Beat especula que provavelmente apenas aparelhos expostos a situações de risco podem ser infectados, como na instalação de apps estranhos de terceiros.

A recomendação da AVG para evitar o malware? Remover a bateria do seu dispositivo quando desligá-lo. 

{via}Venture Beat | http://venturebeat.com/2015/02/19/new-android-malware-makes-your-phone-look-like-its-off-and-then-spies-on-you/{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.