Senador dos Estados Unidos faz alerta sobre a falta de segurança nos sistemas inteligentes de carros

Na semana passada, o senador norte-americano Edward Markey divulgou um relatório onde alerta a população sobre os perigos de invasão de hackers envolvendo os sistemas eletrônicos de carros e a falta de atenção das fabricantes em relação a esse problema.

"Os motoristas sempre contam com essas novas tecnologias, mas, infelizmente, os fabricantes de automóveis não têm feito sua parte para nos protegê-los de ataques cibernéticos ou invasões de privacidade"

Após obter informações de 16 marcas, o senador concluiu que os sistemas eletrônicos são bastante úteis no dia a dia, mas as fabricantes ainda não dão a atenção necessária para a segurança das novas tecnologias. Segundo o relatório do senador, ao menos nove fabricantes coletam dados indiretamente e enviam para terceiros sem o consentimento dos clientes.

Na maioria das vezes, as informações coletadas são de lugares onde o motorista esteve, lugares onde o carro foi estacionado, distância e tempo viajados e próximos pontos de rota no sistema de navegação.

A distribuição de dados sem fio deixa os clientes mais vulneráveis aos hackers e, apesar de  nenhum ataque do gênero ter sido relatado até hoje, especialistas de segurança afirmam que já é possível tomar o controle de um carro remotamente.

- Continua após a publicidade -

Durante um programa no canal CBS, Dan Kaufman, chefe do Escritório de Inovação Tecnológica da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para Defesa) demonstrou como é possível hackear o sistema de um carro com um notebook.

 Segundo o programa, Kaufman invadiu o sistema de bordo OnStar, desenvolvido pela General Motors, estabelecendo uma conexão online e mandando diversas informações ao carro para confundir o sistema. O especialista consegue controlar funções como os limpadores e a buzina do carro por meio do computador. 

Kaufman disse que tudo isso é possível graças a internet das coisas, onde todos os computadores estão conectados, mas poucos métodos de defesa estão sendo criados para proteger os usuários. 

 {via}NYT|http://www.nytimes.com/2015/02/09/business/report-sees-weak-security-in-cars-wireless-systems.html{/via}

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.