Pesquisadores suíços trabalham em lente de contato capaz de dar zoom

Durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, na Califórnia, nos Estados Unidos, um grupo de cientistas da Suíça apresentou um projeto de lente de contato capaz de dar zoom e ampliar imagens em apenas um piscar de olhos. 

A lente de contato é feita com um material rígido e terão espessura de 1,5mm e com uma circunferência maior do que uma lente de contato normal. A lente é feita de uma mistura de plástico e alumínio e recursos que permitem a entrada de oxigênio.

Os controles do zoom da lente de contato são feitos através dos olhos: quando o usuário pisca o olho direito o zoom in é ativado e quando pisca o esquerdo, o zoom out.  A lente possui um conjunto de lentes telescópicas e é capaz de aumentar o tamanho de um objeto em até 2,8 vezes. O aumento da imagem funciona através da reflexão da luz

A lente de contato com zoom ainda é um protótipo, não foi testada em humanos e não tem previsão de chegada ao mercado. A tecnologia pode auxiliar pessoas com problemas de visão como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença que se desenvolve em pessoas principalmente a partir dos 50 anos e atinge a retina, parte responsável pela captura de imagem.


A Super-visão já está em desenvolvimento, agora é só esperar pela Visão de Raio X

{via}INFO|http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/02/pesquisadores-trabalham-em-lente-de-contato-capaz-de-dar-zoom.shtml{/via}

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.