Consoles Xbox One se tornarão kits de desenvolvimento neste ano disponível para todos os públicos

A Microsoft planeja deixar os desenvolvedores transformar os consoles Xbox One de varejo em kits de desenvolvimento ainda este ano, e expandir a criação de aplicativos para o videogame para todos os desenvolvedores. Segundo fontes citadas pelo The Verge que estão familiarizadas com os planos da empresa, os detalhes do procedimento serão apresentados numa conferência para desenvolvedores em Abril.

A abertura dos consoles de varejo para kits de desenvolvimento abre o leque de possibilidades de aplicativos desenvolvidos por pequenas produtoras, estudantes e entusiastas de tecnologia, criando softwares específicos sem a necessidade de portabilidade de outros sistemas. Esta estratégia permite que o Xbox One tenha jogos indie exclusivos para sua plataforma, além de evitar a necessidade de reajustes por conta de hardware.

Em julho de 2014, o então vice-presidente corporativo da Xbox, Marc Whitten, escreveu sobre um futuro no qual "todo Xbox One possa ser utilizado para desenvolvimento." Segundo uma publicação da Polygon naquele período, a entrada de pequenas empresas no desenvolvimento para o console da Microsoft se tornava difícil devido aos preços altos dos kits de desenvolvedores, prejudicando especialmente os criadores independentes.

No final de 2013, os jogadores podiam acessar uma certa versão de kit de desenvolvimento, conforme revelado por um usuário do Reddit que mostrava que o modo tornava-se disponível após os usuários apertarem uma sequência específica de botões. No entanto, a Microsoft não recomendava a utilização do procedimento, pois ele fazia os usuários correrem o risco de deixar o console inutilizado.

O vídeo abaixo ensina como aplicar o modo dev kit através do input dos botões:

- Continua após a publicidade -

A Microsoft está planejando expandir seu desenvolvimento de apps para Xbox One, que atualmente está limitado a alguns desenvolvedores parceiros da empresa. Um preview de SDK, agendado para maio, poderia permitir todos os programadores a começar a criação de apps no inverno deste ano.

Em sua conferência em 2014, a Microsoft anunciou seu plano de disponibilização para apps universais, que permitiriam aos desenvolvedores a criação de aplicativos únicos que rodariam em máquinas com sistema operacional da empresa, celulares, tablets e consoles. Em outro evento em 2014, a Microsoft anunciou que os apps do Windows 10 funcionarão com o Xbox One. 

No mesmo evento do Windows 10, o líder da subdivisão do Xbox, Phil Spencer, informou que o próximo sistema operacional chegará no console através de uma atualização de software. A Microsoft irá permitir a compatibilidade para aplicativos universais do Xbox One à partir de novembro deste ano.

{via}Polygon|http://www.polygon.com/2015/2/17/8051525/xbox-one-dev-kit-retail-app-development-universal{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.