Novo método "faça você mesmo" permite mapear em 3D o sinal wi-fi de uma residência

Nem sempre o sinal do wi-fi vai cobrir a casa inteira, como todos nós desejamos. Quando isso acontece, mapear o sinal da rede sem fio pode ser muito útil, especialmente na hora de definir um novo local para colocar o roteador. Porém, até agora, só era possível fazer isso em mapas bidimensionais, que ignoravam a altura que o sinal atinge.

Mas o Youtuber CNLohr desenvolveu um método que permite analisar a intensidade do sinal wi-fi de maneira tridimensional. Para isso, ele utilizou um módulo wireless e um moinho CNC. O sistema basicamente funciona como um radar para wi-fi. Entenda como ele fez isso:


Ele utiliza um chip ESP8266 alimentado por uma bateria. Este chip se comunica com um dispositivo e então mede a intensidade do sinal. É possível até colocar um LED no hardware de medição, e configurá-lo para mudar de cor dependendo da qualidade do wi-fi.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.