99% dos smartphones infectados com vírus rodam sistema Android, revela pesquisa

Não há dúvidas de que a marca de 1 bilhão de smartphones com Android vendidos em 2014 foi enorme para a Google. Porém, ser o sistema operacional com mais usuários também significa ser o mais visado por hackers e vírus. É isso que faz os aparelhos com Android representarem 99% dos smartphones infectados com vírus no mundo inteiro, de acordo com pesquisa da empresa de telecomunicações Alcatel-Lucent.

Também foi revelado que os criminosos buscam principalmente dados pessoais e informações financeiras guardados nos dispositivos móveis. Para o estudo, foram utilizadas informações coletadas pelas redes de telefonia celular.

A Alcatel-Lucent diz que 0,68% dos dispositivos móveis estão infectados com malware. Mesmo assim, essas taxas estão crescendo. Os 3 principais vírus são Adware.Uapush, Trojan.Ackposts e SMSTracker. Eles geralmente estão escondidos em aplicativos que parecem ser legítimos.

"O mais importante é o fato de que existe menos controle – você baixa os aplicativos de uma loja de terceiros e existe pouquíssimas verificações das assinaturas digitais", diz Kevin McNamee, diretor dos Motive Security Labs, da Alcatel-Lucent.

{Via}Tweak Town|http://www.tweaktown.com/news/43544/report-99-malware-infected-smartphones-running-google-android/index.html{/via}

- Continua após a publicidade -

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.