Aplicativo do Baidu sairá da Google Play brasileira por causa de ofensa ao PSafe

Além de serem rivais por natureza, Baidu e PSafe tem desafetos envolvendo investidores lá na China e agora, a briga entre os antivírus chegou ao Brasil. A Justiça brasileira decidiu que o aplicativo do Baidu DU Speed Buster deve ser retirado da Play Store por considerar o PSafe "um aplicativo que coloca em risco o smartphone do usuário".

O PSafe alegou que o antivírus móvel do Baidu está prejudicando a imagem da empresa. Após o embate na justiça, o juíz da 11ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de São Paulo decidiu que o DU Speed Buster deve ser retirado da Play Store, não mostrar o PSafe como uma ameaça e ainda colocar uma retratação dentro do app. Caso a decisão não seja cumprida, o Baidu deverá pagar uma multa de R$100 mil por dia.

O aplicativo  do Baidu ainda não foi retirado do ar. Em nota ao site Exame, a empresa chinesa disse que nenhuma notificação para a retirada do app foi enviada e também explicou o motivo do alerta contra  o antivírus rival: 

"O Baidu esclarece que seu app de segurança, Du Speed Booster, não impede que o usuário instale qualquer aplicação que desejar, conforme qualquer pessoa pode verificar ao testar nosso software, no entanto, pode emitir alertas quando identificar que alguma aplicação está solicitando permissões em excesso para acessar dados pessoais do usuário ou partes sensíveis do sistema operacional"

As tretas envolvendo os dois antivírus no Brasil só está começando, uma vez que existe uma rivalidade em particular entre as empresas. Um dos maiores investidores do PSafe é o grupo chinês Qihoo, maior rival do Baidu no mercado de buscas na China.

- Continua após a publicidade -

Em 2002, as duas companhias foram resolver algumas diferenças na justiça na China e após a decisão, que deu vitória ao Baidu, os dois CEOs quase saíram no tapa. Um pouco da história dos chefes da Baidu e Qihoo pode ser lida nesse artigo da Tech in Asia.

{via}Exame|http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/justica-brasileira-manda-baidu-retirar-app-da-google-play{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.