Atualização de driver da Nvidia desabilita o overclocking em GPUs GTX 900M e irrita usuários

O lançamento da atualização do driver GeForce R347 tem irritado donos de computadores com GPUs mobile da Nvidia. A versão mais recente, 347.29, desabilitou a capacidade de overclockar as placas de vídeo da linha GTX 900M, chegando até a reduzir o clocking original, apesar de isso ser possível anteriormente com outros drivers. E como era de se esperar, muitos membros foram tirar satisfação nos fóruns da empresa.

Como resposta, um dos membros do suporte ao cliente respondeu na página 3 com uma declaração breve:

 "Infelizmente os notebooks com GeForce não foram projetados para suportar overclocking. O overclock não é, de forma alguma, um recurso trivial, e depende de design projetado cuidadosamente nos aspectos térmicos, elétricos e em outras considerações. Ao overclockar um notebook, o usuário corre o risco de causar um grande dano ao sistema que pode resultar em sistemas não-funcionais, vida reduzida do notebook, ou muitos outros efeitos.

Havia um bug introduzido nos nossos drivers que permitiam que alguns sistemas fossem overclockados. Isso foi corrigido em um update recente. Nossa intenção não foi de remover recursos dos notebooks com GeForce, mas sim proteger os sistemas para impedir sua operação fora dos limites projetados."

ManuelG, membro da equipe de atendimento ao cliente no fórum da GeForce

Em resumo, segundo a Nvidia, nunca deveria ter sido possível aumentar ou diminuir o clocking de seus produtos, com drivers anteriores contendo bugs que permitiam tal função. Entretanto, isso levanta a controvérsia de que alguns distribuidores, como a ASUS, anunciam produtos que operam com GPUs da linha GTX 900M e expõem o overclock da placa de vídeo como um recurso adicional (vide anúncio abaixo).

- Continua após a publicidade -


Enquanto os usuários apresentam suas razões para estarem irritados, é interessante se perguntar se o overclock é algo que realmente deve ser feito nos laptops, que normalmente possuem menos fluxo de ar e menos tecnologia eficiente de resfriamento do que os desktops. Porém, talvez a Nvidia também devesse ser mais clara sobre sua estratégia de marketing e não anunciar as séries 900M como um produto de "desktop class", se não é possível fazer o mesmo que se faz com as placas de vídeo de PCs de mesa.

{via}Neowin|http://www.neowin.net/news/nvidia039s-latest-driver-disables-overclocking-for-gtx-900m-gpu-series-angers-users{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.