Apple duplica o espaço e agora apps do iOS podem ter até 4GB

A Apple tem fama de não pegar leve nas restrições com os apps em sua loja de softwares para o iOS, mas hoje a empresa facilitou para os desenvolvedores. A empresa liberou mais espaço para a submissão de aplicativos para a Apple Store, sendo que desde sua criação, em 2008, os criadores de apps precisavam usar no máximo 2GB de memória com seus produtos.

A empresa dobrou o espaço permitido e agora será possível o envio de aplicativos com até 4GB, algo que deve fazer muita diferença para os desenvolvedores de games. Jogos como XCOM: Enemy Within, uma adaptação do game para computadores que ocupa nada menos que 20GB de HD, precisa se espremer 1.96GB em sua versão da App Store.

Os 4GB de espaço não são novidade nos dispositivos mobile. O Android liberou até 4GB para os pacotes adicionais em 2012 (o apk que fica no Google Play ainda está limitado a 50MB, os arquivos adicionais precisam ser hospedados em outro lugar). No Windows Phone, são possíveis dois "pacotes", um com 1GB e outro com até 4GB.

O download destes apps maiores está liberado na conexão WiFi, porém o sistema irá limitar o download de aplicativos via redes móveis para softwares com no máximo 100MB. 

Os principais motivos para esta abertura da Apple são as conexões mais ágeis de internet e o "barateamento" das memórias, que vem resultado em dispositivos com mais capacidade. Mas há duas ressalvas: a empresa ainda comercializa modelos com 16GB de armazenamento interno, sem possibilidade de expansão com cartão microSD, que sofrerão rapidamente com falta de espaço se abusar da instalação de apps. Com o próprio iOS ocupando em torno de 4GB, você vai precisar maneirar no tamanho dos apps que pretende baixar.

O outro porém é o custo dos aparelhos com mais memória: o iPhone 6 custa 3.899 reais em sua versão de 64GB, e não há uma versão de 32GB. No iPhone 6 Plus, a conta assuta ainda mais: a versão com 64GB sai por 4.299 reais.

- Continua após a publicidade -

{via}TechCrunch|http://techcrunch.com/2015/02/12/ios-app-size-limit/{/via}

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.