Polícia está utilizando softwares para prever onde o crime ocorrerá

Embora seja improvável que a polícia tenha uma capacidade preditiva ao estilo Minority Report à ponto de entrar na mente dos criminosos, isso não significa que alternativas sejam inexistentes. Desenvolvedores como a PredPol estão oferecendo o que é chamado de "policiamento preditivo", softwares que falam aos policiais onde e quando os crimes têm probabilidade de acontecer. O programa levou seis anos para ser desenvolvido e oferece um custo anual com base na população ao invés de quantidade de crimes, indo de U$10 mil até U$ 150 mil.

Segundo o site dos desenvolvedores, o software trabalha com probabilidades de crimes futuros conforme as regiões, o espaço e a hora, baseando-se em crimes anteriores ocorridos nas redondezas. Com as informações coletadas e enviadas para as estações policiais que utilizam o software, bastando o envio de patrulhas para os locais para evitar as ocorrências, permitindo uma resposta rápida da força policial.

Em uma análise do desempenho do software, a Forbes nota que tal estratégia pode estar funcionando. Cidades que adotaram o programa em seus estágios iniciais, como Atlanta, Los Angeles e Santa Cruz tiveram suas taxas de crime reduzidas, ao passo em que suas análises foram mais precisas do que a dos analistas convencionais. O site declara que o departamento de polícia de Atlanta, por exemplo, teve crimes reduzidos em 8 e 9% nas primeiras áreas onde o PredPol foi utilizado em 2013.

Entretanto, sem mais estudos, fica difícil saber se as quedas estão diretamente relacionadas ao uso do programa ou ao fato dos criminosos passarem a operar em outras áreas. O uso recorrente do PredPol também pode deixar os oficiais "mal-acostumados", confiando mais na tecnologia ao invés de estudarem as vizinhanças e enfrentar problemas mais profundos. Se utilizado da maneira correta, porém, pode também auxiliar os policiais novatos a conhecer melhor algumas zonas de risco.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/02/11/predictive-policing/{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.