Sistema de painéis inteligentes avisa quando alguém bateu no seu carro estacionado

A cena não é tão rara assim: você chega no seu carro estacionado, e percebe que algo está diferente. Alguém bateu nele e deixou um amassado, mas nem teve a boa vontade de deixar um cartão para contato. Bom, não dá para evitar que os outros batam no seu carro, mas um novo sistema de painéis inteligentes desenvolvido pela alemã Hella ao menos deve mostrar quem foi o culpado.

Para isso, ele utiliza sensores eletrônicos que lembraram uma grade de papel-alumínio. Junto com alguns algoritmos, os sensores detectam quando alguém bateu ou arranhou o seu carro. Esse sistema pode ser ligado a câmeras onboard ou ao GPS do veículo. Com isso, o motorista vai saber o dia, a hora e o local onde bateram em seu carro, ou quem sabe até gravar o ocorrido.

Segundo a Hella, o sitema consegue detectar a região do carro onde aconteceu o impacto e até o quão grave foi a batida ou o arranhão. Ele também foi projetado para funcionar junto com os materiais normalmente utilizados na carroceria dos veículos, como alumínio, metal ou fibra de carbono.


"Cada um paga o seu"

O problema é que essas informações também poderão ser usadas contra você. Afinal, nada impede que a seguradora tenha acesso a esses dados, e então aumento o preço do seguro de maneira instantânea. Empresas de aluguel de carro também poderiam acrescentar o preço do aluguel na hora em que um de seus carros sofrer um acidente.

- Continua após a publicidade -

Algumas montadoras, como a BMW, já demonstraram interesse na tecnologia. Mesmo assim, ela não deve chegar ao mercado tão cedo. A Hella tem expectativa de que carros saiam de fábrica com o sistema instalado a partir de 2018.

{fonte}Wards Auto|http://wardsauto.com/vehicles-technology/hella-giving-vehicles-sense-touch{/fonte}

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.