Em São Paulo, roubos de celulares só serão registrados se a vítima informar o Imei do aparelho

Se você mora no estado de São Paulo e teve seu celular roubado, só conseguirá fazer um boletim de ocorrência com o número de série, também conhecido como Imei, em mãos. O número de série vai permitir que a Polícia acione diretamente as operadoras e o celular seja bloqueado em menos de 12 horas. 

A decisão tomada pelo governo do Estado tem como objetivo diminuir os registros de roubo de smartphones no estado e, de uma forma artificial, o índice de criminalidade. O governador Geraldo Alckmin pretende diminuir o índice de roubos no Estado, que é um dos mais altos do país. No ano passado, São Paulo registrava seis roubos de smartphone por hora

Especialista acreditam que a decisão não vai ajudar muito, pois muitas pessoas não sabem o que é o Imei e as ocorrências não serão registradas por isso.

"Sem ele [Imei], a polícia vai dizer que não faz o registro e vai diminuir o número de casos. Eu acho estranha a atitude. Vamos criar uma dificuldade e fingir que as ocorrências estão caindo"

Guaracy Mingardi, especialista em segurança pública

- Continua após a publicidade -

Utilidade Pública: O número de série, ou Imei, do aparelho é uma sequência de 15 números, que está escrito na caixa e na nota fiscal do aparelho. A sequência também pode ser vista na tela do seu aparelho, basta digitar *#06# ,independente do modelo que você usa.

{via}Estadão|http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,vitima-de-roubo-vai-precisar-informar-imei-do-celular-para-bo,1630649{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.