Índice do Artigo

AMD

[Rumor] Nova microarquitetura "Zen", da AMD, estará na família Summit Ridge de CPUs com 14nm

O antigo CEO da AMD, Rory Read, causou um estardalhaço quase seis meses atrás quando revelou o nome da microarquitetura de CPUs da próxima geração na conferência tecnológica Deutsche Bank 2014. A linha Zen ficou estabelecida para substituir a atual família de processadores Bulldozer, que inclui também as tecnologias Piledriver, Steamroller e Excavator. O processo de desenvolvimento será liderado pelo diretor de tecnologia da empresa Mark Papermaster, e o desenvolvedor de microarquiteturas Jim Keller.

As informações sobre a próxima geração de microarquitetura da AMD foram reveladas pelo fórum Sweclockers. A primeira iteração da linha Zen receberá o codinome Summit Ridge e será baseada no processo de fabricação em 14nm. Rumores indicam que o tipo de soquete utilizado será FM3 e a fonte afirma que será emparelhado com suporte à memória DDR4 e controladores PCIe Gen 3.0.

A eficiência de energia é esperada como uma das principais prioridades das CPUs Zen, que chegarão com TDP abaixo de 95W já que não estão previstos componentes com 125W ou maior necessidade de potência. Ainda não está especificado quem será o produtor da célula de silício de 14nm, mas a geometria indica as empresas GlobalFoundries ou Samsung, até o momento as únicas com capacidade de produzir este formato em 2016.

É provável que a AMD venda os CPUs com microarquitetura Summit Ridge na linha FX para consumidores. Considerando que esta iteração utilize o soquete FM3, será interessante perceber como os processadores individuais da empresa irão operar junto às APUs, que utilizarão o mesmo padrão. Ainda no mesmo tempo previsto, a AMD irá produzir CPUs equivalentes para sua empresa Opteron. A nova microarquitetura está prevista para o terceiro trimestre de 2016.

{via}Hexus.net|http://hexus.net/tech/news/cpu/79966-amds-zen-arrive-summit-ridge-cpus-q3-2016/{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções