Roubos de carro com sistema keyless crescem em Londres e obrigam montadoras a buscar soluções

Aqui no Brasil, ele ainda não se popularizou tanto quanto em alguns outros países, mas o sistema keyless Â– que permite abrir e ligar o veículo sem precisar girar uma chave Â– está ganhando seu espaço. Mas a tecnologia está se tornando um problema para motoristas em Londres, simplesmente porque ela pode facilitar o roubo de seus carros.

De acordo com a polícia local, cerca de 6 mil carros e vans com o sistema foram roubados no ano passado, o que dá uma média de 17 por dia. Isso representa 25% de todos os roubos de veículos na cidade. As gangues têm usado aparelhos que originalmente tinham sido desenvolvidos para mecânicos, que conseguem enganar o sistema de travamento de portas do carro.

Outro método usado é invadir o carro utilizando força física para então acessar a porta OBD dos veículos. Isso permite que os criminosos baixem as informações do veículo, e então criem uma nova chave em pouquíssimo tempo.

Entre os automóveis comerciais, os mais atingidos por esse tipo de crime são o Ford Transit e a Mercedes Sprinter. Nos carros de passeio, os criminosos buscaram Ford Fiesta e modelos de luxo da BMW e da Land Rover. Juntos, os modelos citados representam 70% de todos os carros e vans roubados sem que os ladrões tenham a chave original.

  

Depois de roubados, os carros são levados para países vizinhos, onde eles são desmontados. Suas peças então são enviadas para outros continentes, especialmente para a África. Para combater esse tipo de crime, a polícia começou a Operation Endeavour, que vai incluir policiais montando guarda no interior, além de operações com oficiais infiltrados nas gangues.

- Continua após a publicidade -

O objetivo dos policiais é reduzir os crimes com esse tipo de veículo em até 20% até 2016. Eles estão trabalhando com as montadoras, que querem novas leias que impeçam que ferramentas dedicadas a mecânicos parem nas mãos de criminosos.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/02/03/london-keyless-car-theft/{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.