Índice do Artigo

Segurança

Fakes de "femme fatales" são utilizados para auxiliar nos conflitos da Síria

Fakes de “femme fatales” foram utilizados para roubar planos de guerra e outros dados dos grupos de oposição sírios. As informações, segundo a empresa de segurança FireEye, foram roubadas através de conversas de texto realizadas pelo Skype com as vítimas, nas quais as mulheres virtuais enviavam imagens com malwares inseridos. A companhia também informa não conseguir identificar quem está por trás dos ataques virtuais.

Segundo o pesquisador de segurança virtual Nart Villeneuve, as informações foram utilizadas em redes sociais para entrar nas máquinas das vítimas e roubar informação militar que desse vantagem ao exército do presidente sírio. O ataque foi montado entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, e surgiu diante da empresa enquanto a FireEye investigava um outro incidente.

No total, um total de 7.7GB de arquivos foram roubados, incluindo aproximadamente 240.000 mensagens, 31.000 conversas e 64 listas de contatos de Skype. Destas informações, foram descobertas imagens de satélite e mapas, além de horários de ataques planejados e a lista de armamentos utilizados em cada investida. Os invasores também descobriram dados sobre número de vítimas, movimentação de armas, financiamento e suporte humanitário.

Segundo a FireEye, o procedimento ocorria em três etapas:

• O contato inicial era feito através de Skype, com os atacantes simulando perfis de mulheres atraentes oferecendo um ouvido amigo aos soldados do exército de oposição sírio;
• Durante as conversas, os atacantes buscavam informações sobre como o alvo estava acessando o Skype;
• Logo após, a vítima recebia uma imagem de seu suposto contato juntamente com um malware oculto, o DarkComet, uma ferramenta de acesso remoto a longa distancia, infectando o smartphone ou computador. 

{via}BBC News|http://www.bbc.com/news/technology-31093136{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções