Serviços de streaming de vídeo podem ser obrigados a ter cota mínima de produções brasileiras

A Ancine, Agência Nacional do Cinema, pretende impor uma cota mínima de produções brasileiras a serem exibidos nos serviços de streaming como o Netflix, HBO e Telecine Play. Se o plano for para frente, boa parte da programação das plataformas no Brasil será preenchida com séries e filmes brasileiros. A cota da Ancine já foi colocada na TV por assinatura e passou a vigorar no último trimestre de 2014.

Se a lei for aprovada, os serviços de vídeo on demand terão que abrir 30% do seu catálogo para ser preenchido com conteúdo cinematográfico feito no Brasil.  

Atualmente, o Netflix, que tem cerca de 2 milhões de usuários no Brasil, tem uma acervo de 4 mil títulos, sendo que menos de 200 são brasileiros. Se a regra for aceita, o número tem que subir para cerca de 1200 títulos

Segundo a lei da TV Paga, o objetivo cota é aumentar a circulação e produção de conteúdo audiovisual brasileiro gerando emprego, renda, mais profissionalismo e fortalecimento da cultura nacional. 

A lei pode ser mais um problema para o Netflix e o HBO no combate a pirataria. As companhias estão sofrendo com o Popcorn Time, serviço pirata que vem crescendo mundialmente e que não será afetado pela cota da Ancine

{via}Folha|http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/205920-ancine-quer-cotas-nacionais-para-servicos-sob-demanda.shtml|Critical Hits|http://criticalhits.com.br/ancine-quer-obrigar-netflix-e-outros-servicos-demand-ter-quota-de-filmes-brasileiros/{/via} 

- Continua após a publicidade -

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.