Economista da Valve será o novo Ministro da Fazenda da Grécia

O consultor de economia da Valve acaba de se tornar o novo Ministro da Fazenda da Grécia. Yanis Varoufakis, um professor de economia que trabalhava em Atenas, entrou na empresa de Gabe Newell como consultor financeiro em março de 2012. Três anos depois, Varoufakis trocou o estudo de vendas virtuais para a administração de dívidas e divisão de verbas estatais para o governo grego.

Em 2012, após receber um e-mail que descrevia os problemas financeiros da Valve com a venda de itens virtuais em jogos Dota 2 e Team Fortress 2, Varoufakis quase desconsiderou a possibilidade. "Quando eu li a linha de abertura do e-mail em questão, meu dedo quase apertou o botão de delete", disse o economista. Na mensagem, Newell comparava os problemas de diferentes jogos à situação financeiras dos países europeus, com diferentes economias e mesmas moedas – e que a solução para ambas as situações poderiam ser a mesma:

"Aqui na minha empresa nós estamos discutindo um problema de conectar economias em dois ambientes virtuais (criando uma moeda compartilhada) e enfrentando um dos problemas mais 'espinhosos' de equilíbrio de pagamento, e foi então que me ocorreu que 'isso é igual a Alemanha e a Grécia', um pensamento que não me ocorreria se não tivesse encontrado seu blog."

Gabe Newell em e-mail para Yanis Varoufakis

Newell propôs para o economista o encontrá-lo em Seattle e, após a reunião, Varoufakis tornou-se o consultor financeiro residente da Valve.  

O trabalho do ex-consultor não será fácil: a Grécia está envolvida em uma crise econômica e política que resultou em quebra bancária, altas taxas de desemprego e uma mudança de espectro governamental para posição política esquerda. O novo primeiro ministro do país, Alexis Tsipras, prometeu por um fim à "humilhação e dor" dos últimos cinco anos, e em uma situação crítica – a verba do país irá acabar no próximo mês.

- Continua após a publicidade -

{via}Eurogamer|http://www.eurogamer.net/articles/2015-01-27-valves-economist-is-the-new-finance-minister-of-greece{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.