Sapphire anuncia AMD Radeon R9 290X Tri-X de 8GB e com clocking maior

Seguindo a introdução bem-sucedida da primeira placa R9 290X de 8GB com o modelo Vapor-X, a Sapphire Technology anunciou outra GPU de mesma potencial gráfico. Nomeada AMD Radeon R9 290X Tri-X, a placa apresenta a tecnologia de resfriamento a tripla ventilação Tri-X, clocking maior e dual BIOS. Até o momento, a empresa é uma das poucas que oferece uma placa gamer com esta capacidade de gráfico em vídeo.

Apresentando a arquitetura GCN mais recente da AMD, com 2816 unidades de processamento de transmissão e uma capacidade de GPU clocking avançada para até 1020MHz, a Sapphire R9 290X Tri-X 8GB possui memória GDDR5 em uma estrutura 512-bit. Com memory clock de 1375MHz, a placa consegue entregar maior banda do que os modelos anteriores, com eficência de 5.5GHz.

Construída em um PCB original da Sapphire, a estrutura oferece um design de energia de seis fases, oferecendo até 240 watts (40 por fase) para máxima performance. Dois conectores de força de oito pinos garantem que a energia do sistema está sendo suficientemente fornecida para a GPU (até 375 watts incluindo energia PCI-express).

O cooler Sapphire Tri-X utilizando nas séries R9 290 foi o primeiro a contar com um tubo de calor central de 10mm somado à quatro tubos de calor subsidiados, garantindo distribuição de temperatura igual através da estrutura de dissipação. As três hélices de ventilação contém estruturas para repelir poeira, equipadas com lâminas seccionadas em aerofólio para reduzir os ruídos e controlar o fluxo de ar de maneira eficiente.

- Continua após a publicidade -


Outros recursos populares da AMD também estão presentes nesta placa de vídeo, como a tecnologia multi-telas Eyefinity, resoluções Ultra-HD em telas 4K, imersão sonora AMD TrueAudio  e suporte nativo à outras GPUs através do CrossFire. A Sapphire também implementou Dual BIOS nos modelos Tri-X, com um botão iluminado a LED, para que as placas consigam ligar com performance máxima em sistemas com implementações tanto em UEFI e legacy BIOS.

(via TechPowerUp)

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.