Índice do Artigo

Conheça quatro placas-mãe ASUS clássicas para os PC Builders dos anos 90

Surgindo em 1989 e entrando no segmento de computadores com a produção de placas-mãe, a ASUS está há 26 anos no mercado. Como resultado, sua linha de produtos para PCs possui momentos marcantes em toda a história e hoje a empresa é um dos grandes nomes do setor, recentemente atingindo a marca de 500 milhões de mainboards vendidas no mundo todo. Por isso, vamos conferir quatro dos hardwares clássicos da companhia nos anos 90:

1994: ASUS PCI/I-486SV2

• Socket 3
• Suporte à CPU 486DX
• Chipset 420ZX

Antes mesmo da Intel lançar a linha Pentium que existe até hoje, as placas com Socket 3 deram suporte à quarta geração de CPUs x86, dos tipos SX e DX (e vários upgrades Overdrive). O chipset “Saturn II” (ZX) exibido na mainboard acima foi o último da geração 486, adicionando suporte à PCI 2.1.

Essa era uma mainboard topo de linha na época, com suporte a memórias SIMM de 72-pin (ao invés de 30) que precisava ser instalada em pares – a DDR dual-channel só apareceu em 2006 – e com SCSI de 50-pin, somada ao chipset Intel 420ZX. O formato AT e conector de energia precederam os modelos de placa-mãe ATX que vemos hoje.

1996: ASUS P55T2P4D

• Dual Socket 5
• Suporte a dois CPUs Pentium
• Chipset Intel 430 HX

Outra placa-mãe high-end e para workstations, a P55T2P4D oferecia suporte a dois CPUs Pentium simultaneamente, embora o formato multi-núcleo fosse uma implementação limitada na época do Windows NT. Como é possível observar, o formato total AT era grande, com o slot marrom abaixo dos soquetes de CPU destinado à cache L2 compartilhado, muito antes deste recurso ser integrado ao espaço dos processadores. Também há vários slots PCI 2.1, junto com uma inovação da ASUS no período: a extensão que combinava gráficos PCI e som ISA em uma placa só, juntamente com os slots ISA (pretos) e E-ISA (marrons).

1997: ASUS XP5NP5

• Socket 8
• Suporte à CPU Pentium Pro
• Chipset Intel 440FX 

Um ano depois, a Intel lançou seu primeiro CPU voltado especificamente para servidores e workstations, dividindo as séries de consumidores e profissionais no que eventualmente se tornaria Pentium e Xeon. O Pentium Pro tinha Socket 8 único, na qual sua forma larga fornecia espaço suficiente para que o núcleo do processador e o chip de cache ficassem próximos. O custo desse design era alto para a época, e por isso o produto era reservado para as máquinas que precisavam de mais performance; o design também foi precursor do Xeon.

Na placa XP5NP5 nós encontramos um conector de força ATX 20-pin e uma série de conectores IO traseiros integrados. Anteriormente, estes itens estariam em uma placa ISA. O formato com a CPU no topo é algo que se aproxima do que vemos hoje, juntamente com a extensão gráficos/som integrada. 

1999: Linha ASUS P3B

• Slot 1
• Suporte à CPU Pentium II
• Chipset Intel 440BX

Precedida da série popular P2B, a série ASUS P3B estabeleceu novos parâmetros com suporte para gráficos acelerados e slots DIMMs SDR. Com um dissipador verde na ponte norte e um componente rosa nas portas paralelas, esta linha começa a se tornar mais próxima dos modelos ATX tradicionais. O produto ainda contava com inovações, como um LED indicador de standby e botões DIP para facilitar o overclocking.

(via ROG

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções