Nvidia lança a GTX 960, placa com alvo no "custo x benefício"

A Nvidia enfim anunciou oficialmente a sua nova placa de vídeo, a já muito antecipada em rumores, a GTX 960. O novo produto da série 900 traz a arquitetura Maxwell ao patamar do "custo x benefício", sem abrir mão do suporte a todas as tecnologias presentes nas topo de linha.

Análise: MSI GeForce GTX 960 Gaming 2G

A GTX 960 possui menos núcleos CUDA que a placa anterior, a GTX 760, porém graças aos aprimoramentos da nova arquitetura ainda é capaz de entregar mais performance. Outra característica importante da placa é a memória dedicada: com apenas 2GB, esta configuração representa um gargalo importante para quem cogita lidar com resoluções superiores ao FullHD.

A Nvidia focou no segmento "custo x benefício", entregando uma placa que tem o objetivo de ser o upgrade dos atuais donos das GTX 560 e 660, placas de vídeo dedicadas mais populares segundo o Steam. O objetivo da empresa é que seus clientes façam o upgrade, com dois argumentos principais. Quem está sentindo a idade de suas VGAs agora podem voltar a jogar em High na casa dos 60 fps. Para os jogadores de MOBA, o discurso é outro: como a performance desta placa sobra, mesmo com tudo configurado no máximo, o gamer pode explorar o Dynamic Super Resolution, renderizar o game em 4K e redimensionar para FullHD e usufruir assim de mais qualidade gráfica.

- Continua após a publicidade -

A placa chega com preço para brigar de frente com a R9 285, placa mais recente da AMD. Seu preço sugerido é de 199 dólares, sendo que as versões das fabricantes parceiras, com sistemas refinados de resfriamento e tecnologias adicionais, devem chegar na casa dos 220 dólares, mais ou menos o mesmo patamar do chip rival da AMD.

Um dos grandes enfoques da Nvidia para esta GPU é a eficiência energética. O chip GM206, que equipa a GTX 960, e promete o dobro de desempenho por watt consumido e 1.4 vezes mais performance que o presente na GTX 660 e seu chip GK106.

A Nvidia ainda não confirmou a data de chegada do novo modelo ao Brasil, nem seu preço sugerido. Se replicar a disputa com a AMD em cenário internacional, a GTX 960 deve chegar por um valor na casa dos mil reais ou pouco menos, o mesmo praticado na R9 285 no Brasil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.