Windows 10 móvel chega para substituir Windows RT e Windows Phone

Lançado oficialmente na tarde de hoje, o Windows 10 chegou para ser um sistema unificado, que vai ser capaz de rodar em smartphones, tablets, laptops e PCs. No evento de lançamento, já foi possível ver como ele vai funcionar. Projetado para rodar em processadores ARM de tablets e smartphones, o Windows 10 para aparelhos móveis veio para tirar da reta o Windows Phone e o famigerado Windows RT.

A primeira mudança estética está na imagem de fundo do sistema. Ela está localizada, agora, atrás dos blocos, e não apenas como transparência dos quadrados. O menu de configurações também passou por uma repaginada e está mais limpo, com as funções melhor organizadas. Joe Belfiore, executivo da empresa, disse que esse aplicativo será igual tanto no desktop quanto na versão móvel do sistema.

Assim como o Windows 10 para desktops, a empresa pretende, com a versão móvel, entregar uma experiência universal que transfira informações facilmente entre dispositivos. Um dos melhores exemplos disso é a nova Central de Notificações, que coleta informações e sincroniza com o PC, permitindo que você acompanhe o que acontece em todos os seus dispositivos Windows em um só. Também será possível executar algumas ações diretamente da central. Como escrever uma resposta curta a uma mensagem recebida, por exemplo. A Microsoft também adicionou uma função para responder por voz e o sistema transcrever a mensagem, além de um teclado que pode ser colocado em qualquer lugar na tela.


Imagens via The Verge

O Windows 10 móvel traz de volta a capacidade de escolher como você quer conversar com a pessoa, seja por SMS, Skype ou outro aplicativo dentro da mesma interface. Por enquanto, o Skype é o único aplicativo de chat a ter uma integração profunda, mas Belfiore enfatizou que o recurso está sendo aprimorado e aprimorado para ser compatível com Facebook e WhatsApp também.

A lista de aplicativos universais inclui uma versão otimizada para o toque dos aplicativos Office, um novo Outlook, e novos aplicativos de Calendário e Fotos. Belfiore concluiu a apresentação das funções móveis com o anúncio do novo navegador que tem o codinome de Projeto Spartan. O browser, assim como os outros aplicativos unificados, foi desenvolvido para funcionar com dispositivos móveis e PCs.

- Continua após a publicidade -

A primeira versão do Windows 10 para smartphones estará disponível em fevereiro para os membros do Programa Windows Insider.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.