Microsoft revela Cortana para Windows 10

A nova versão do sistema operacional do Windows 10 contará com a assistente pessoal Cortana integrada ao desktop. Enquanto a inclusão desse recurso em PCs não é exatamente uma surpresa, essa é a primeira vez que a Microsoft anuncia publicamente este desenvolvimento, juntamente com a demonstração de seu funcionamento. Até então, a tecnologia só estava disponível para os Windows Phones, sendo apresentada no evento do Windows 10 na tarde de hoje.

A versão de desktop da Cortana tem a forma de uma caixa de busca, localizada ao lado do botão iniciar e pode ser acionada com o comando "Hey Cortana". A caixa permitirá tanto buscas na web quanto nos arquivos locais, com os resultados aparecendo sobre a parte superior da janela. Dentre suas funções, a assistente pessoal conseguia fazer a previsão do tempo, prever o resultado do Super Bowl, adicionar lembretes e ler mensagens, além de iniciar chamadas no Skype e fazer anotações no calendário.

Confira a galeria de imagens do evento, numa cortesia do The Verge:







A reunião de informações realizadas pela Cortana se baseia em um sistema de armazenamento estruturado pelo Bing e irá aprendendo conforme o seu comportamento e pesquisas anteriores. O centro dos dados reunidos estará no Notebook, já presente na versão do Windows Phone. Ao abrir este aplicativo, o usuário poderá ver o que a assistente pessoal já sabe sobre seu comportamento.

A Microsoft também exibiu screenshots da Cortana em aparelhos menores: ao invés de sair da barra de ferramentas, a assistente pessoal ocupará a tela toda com um fundo branco. Todas as tarefas solicitadas aparecerão em texto no display, com botões grandes que permitem aceitar ou recusar a ação interpretada. Seu funcionamento é similar à versão anterior presente no Windows Phone.

- Continua após a publicidade -

Cortana chegará para desktop nos próximos meses para todos os que estiverem utilizando o Windows 10. Outro anúncio sobre a assistente pessoal é que ela aprendeu sete novos idiomas, porém, que não foram especificados. 

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/1/21/7866741/cortana-windows-10-announced-microsoft{/via} 

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.