Spartan é o novo navegador da Microsoft que virá com o Windows 10

Recentemente, algumas publicações pela internet sugeriam que a Microsoft estava querendo se livrar do Internet Explorer e introduzir um novo navegador, nomeado Spartan, em seu sistema operacional. No evento de hoje, a empresa confirmou os rumores anunciando que o Projeto Spartan seria responsável pela nova experiência de navegação web para o Windows 10. O novo browser contará com um novo sistema de renderização.

Para o novo navegador, a Microsoft quer focar em três novos recursos. Um dos primeiros é o suporte à anotações em páginas web, que podem ser sincronizadas no OneDrive e compartilhadas com outras contas. A ferramenta permite tanto anotações e comentários digitados quanto em anotações com a caneta stylus. 




Imagens via The Verge

Além das anotações, há um modo de leitura que remove todos os elementos que poluem o layout da página, numa experiência similar a de um ebook. Esse recurso já foi oferecido por um tempo pela Apple em seu navegador Safari, tanto no Mac quanto no iOS. Esta mesma função conta com uma lista de leitura que sincroniza-se com todos os dispositivos Windows, similar ao Pocket, Instapaper e Reading List já presentes no navegador da Apple.

Naturalmente, a Cortana estará integrada no Projeto Spartan, e surgirá em páginas relevantes onde a assistente pessoal possa ser útil, como dar direções para chegar a um restaurante enquanto visita o website do estabelecimento, junto com horário e data de funcionamento.

Não está claro se o Projeto Spartan se tornará o próximo Internet Explorer ou se o navegador anterior será finalmente relançado. Também não há detalhes sobre o novo browser apresentar compatibilidade com extensões. A nova ferramenta de navegação da Microsoft estará disponível junto com o Windows 10 nos próximos meses.

- Continua após a publicidade -

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/1/21/7863331/microsoft-project-spartan-new-web-browser{/via} 

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.