Instituto Microsoft Ressarch desenvolve lâmpada capaz de recarregar smartphones

O instituto de pesquisas Microsoft Ressearch está desenvolvendo uma lâmpada prova de conceito que pode recarregar seu smartphone simplesmente ao colocá-lo numa mesa, ou mantendo-o na mesma sala com a iluminação. A luminária, batizada de AutoCharge, estaria encaixada no teto ou incorporada em certos móveis. O gadget teria um número de câmeras que detectaria o sinal específico de um celular e direcionaria a luz – visível ou infravermelha – ao aparelho.

Durante os testes, a equipe de pesquisadores na Microsoft conseguiu carregar aparelhos celulares com a mesma capacidade de um carregador com fio. Entretanto, os resultados apresentaram algumas ajustes do projeto. O aparelho a ser recarregado precisa ser equipado com painéis solares ou pelo menos uma cobertura propícia para recarga, além de estar sem obstruções entre o celular e o AutoCharge.

Embora a praticidade seja inquestionável, ainda não há nada definido sobre a eficiência de energia desse gadget em comparação aos carregadores convencionais. Em uma comparação básica da física, o processo de usar eletricidade para criar luz, para que essa iluminação crie mais energia não é mais eficiente do que simplesmente plugar o aparelho na tomada.

Até o momento não há qualquer anúncio de previsão do produto entrar no mercado nos próximos dias, mas notícias sobre avanços aqui e ali no aparelho provavelmente acabarão aparecendo. 

- Continua após a publicidade -

{via}Neowin|http://www.neowin.net/news/microsoft-research-develops-lamp-that-can-charge-your-smartphone{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.