
Aparelho de ultrassom utiliza GPU Radeon HD 7850 para processamento de imagem
A AMD anunciou que sua GPU AMD Embedded Radeon HD 7850 estará presente no sistema de ultrassom BK Ultrasound. O aparelho medicinal, desenvolvido pela Analogic, utilizarão o potencial de processamento gráfico da placa para emitir as imagens com qualidade de resolução. A companhia é responsável pelo desenvolvimento de diversos equipamentos voltados para aos avanços da saúde e medicina de forma segura.
Segundo o responsável pelo segmento de aplicações medicinais da AMD, Cameron Swen, esta GPU facilitará a visualização de imagens médicas detalhadas, juntamente com outros avanços proporcionados pela parte gráfica do aparelho. A placa utiliza o padrão OpenCL, o mesmo presente em outros equipamentos da Analogic para computação geral e apresentou um resultado três vezes melhor na quantidade de informação enviada para o ultrassom, da captura à exibição.
Para a Analogic, uma das vantagens de utilizar o padrão OpenCL está na solução via software, ao contrário da maioria dos dispositivos deste mercado, que contam com hardware específico. Os FPGAs e DSPs criam equipamentos inflexíveis, que exigem programas customizados para cada produto. A Radeon HD 7850 permite a possibilidade de reduzir custos nesses aspectos, além de abrir margem para linhas de aparelhos com o uso de GPUs diferentes.
O Analogic bk3000 está voltado para as áreas de urologia, cirurgia, exibição de imagens e orientação de procedimentos cirúrgicos. "Foi um objetivo crítico para nosso projeto implementar uma plataforma com performance excepcional," diz o diretor de marketing e ciência da Analogic, Jacques Coumans.
"Ao analisarmos as opções disponíveis, escolhemos a AMD Embedded Radeon HD 7850 por sua escalabilidade e qualidade. O sistema de ultrassom bk3000, com a tecnologia gráfica da AMD, permite que os clínicos identifiquem dinâmicas de anatomia e fluxo com maior profundidade em pacientes com casos mais graves".
Além do uso nas áreas medicinais, a AMD Embedded Radeon HD 7850 está sendo utilizada em outras aplicações de análises paralelas, como mapeamento de terreno e clima, reconhecimento de gestos e vozes, biometrias e comparações de DNA.