Aparelho de ultrassom utiliza GPU Radeon HD 7850 para processamento de imagem

A AMD anunciou que sua GPU AMD Embedded Radeon HD 7850 estará presente no sistema de ultrassom BK Ultrasound. O aparelho medicinal, desenvolvido pela Analogic, utilizarão o potencial de processamento gráfico da placa para emitir as imagens com qualidade de resolução. A companhia é responsável pelo desenvolvimento de diversos equipamentos voltados para aos avanços da saúde e medicina de forma segura.

Segundo o responsável pelo segmento de aplicações medicinais da AMD, Cameron Swen, esta GPU facilitará a visualização de imagens médicas detalhadas, juntamente com outros avanços proporcionados pela parte gráfica do aparelho. A placa utiliza o padrão OpenCL, o mesmo presente em outros equipamentos da Analogic para computação geral e apresentou um resultado três vezes melhor na quantidade de informação enviada para o ultrassom, da captura à exibição.

Para a Analogic, uma das vantagens de utilizar o padrão OpenCL está na solução via software, ao contrário da maioria dos dispositivos deste mercado, que contam com hardware específico. Os FPGAs e DSPs criam equipamentos inflexíveis, que exigem programas customizados para cada produto. A Radeon HD 7850 permite a possibilidade de reduzir custos nesses aspectos, além de abrir margem para linhas de aparelhos com o uso de GPUs diferentes.

Analogic bk3000 está voltado para as áreas de urologia, cirurgia, exibição de imagens e orientação de procedimentos cirúrgicos. "Foi um objetivo crítico para nosso projeto implementar uma plataforma com performance excepcional," diz o diretor de marketing e ciência da Analogic, Jacques Coumans.

"Ao analisarmos as opções disponíveis, escolhemos a AMD Embedded Radeon HD 7850 por sua escalabilidade e qualidade. O sistema de ultrassom bk3000, com a tecnologia gráfica da AMD, permite que os clínicos identifiquem dinâmicas de anatomia e fluxo com maior profundidade em pacientes com casos mais graves".

- Continua após a publicidade -

Além do uso nas áreas medicinais, a AMD Embedded Radeon HD 7850 está sendo utilizada em outras aplicações de análises paralelas, como mapeamento de terreno e clima, reconhecimento de gestos e vozes, biometrias e comparações de DNA. 

Tags
amd
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.