Steam insere código de captcha em trocas para combater malwares

2015 mal começou e a Steam já introduziu mais um procedimento de segurança para seus usuários. Na última sexta-feira (09), a plataforma virtual de comércio e armazenamento de jogos aplicou um teste CAPTCHA (aquelas letrinhas de verificação para ter certeza de que você é humano) para os processos de troca. O objetivo é impedir os malwares que têm potencial de esvaziar os inventários dos jogadores.

Ao incluir a atualização na plataforma, o funcionário da Valve, John Cook, anunciou as mudanças e até pediu desculpas antecipadamente. "Sabemos que é um pouco frustrante e não gostamos de deixar as trocas mais difíceis para nossos usuários, mas esperamos que isso ajude os clientes com malwares no PC a não perderem os itens de suas contas". Aplicativos externos aprovados pela Steam estarão isentos de CAPTCHA para continuar com seu funcionamento adequado.

Embora o recurso surgiu para impedir malwares que limpavam os inventários para os Steam Trading Cards, cartões colecionáveis trocados por recompensas ou dinheiro na plataforma, o CAPTCHA se aplicará à qualquer forma de troca ou presente.

Em novembro do ano passado, a Steam inseriu um período de espera para troca de jogos novos. O usuário teria que esperar trinta dias após a aquisição de um jogo para poder trocá-lo. Similarmente ao caso dos malwares, o objetivo era impedir que chaves de jogos inutilizáveis fossem vendidas no mercado cinza da plataforma de jogos.

{via}Polygon|http://www.polygon.com/2015/1/11/7527963/steam-trading-scam-captcha-malware{/via}

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.