NASA e Nissan se unem para desenvolver carros auto-pilotáveis e sondas espaciais

A NASA e a Nissan parecem acreditar que tem muito a aprender uma com a outra quando se trata de tecnologia para veículos automatizados. As duas empresas decidiram se unir pelos próximos cinco anos para criar um sistema de auto-pilotagem que possa ser utilizado não só na Terra, mas também no espaço. Funcionários de ambas as organizações estão desenvolvendo uma tecnologia de veículo autônomo no NASA Ames Ressearch Center, local do aeroporto Moffet Field, onde o Google está testando seus protótipos de veículos auto-pilotáveis.

As duas empresas começarão os projetos com o lançamento de uma frota de carros-robô com emissão zero de poluentes, presumidamente uma versão modificada do Nissan Leaf, cujos test drives iniciarão no final de 2015.

A Nissan vem trabalhando em carros auto-pilotáveis há um certo tempo, chegando a testar seu modelo autônomo, Leaf, nas estradas do Japão em 2013. Segundo o CEO da empresa, Carlos Ghosn, a NASA, que possui um grande histórico de construção de autopilotáveis controlados à partir da Terra, pode ajudar na criação de uma interface mais amigável para o carro. "Quando falamos sobre pilotagem autônoma, estamos transformando a relação entre motorista e carro de um comportamento mestre-e-escravo para uma espécie de parceria," afirma.

A companhia aeroespacial americana, por sua vez, quer adquirir mais informações sobre como incorporar tecnologias auto-pilotáveis em veículos. A agência pretende construir sondas espaciais autônomas para uso em locais mais distantes e possivelmente perigosos do que Marte. "Quanto mais observarmos, mais notaremos similaridades," diz o diretor do Ames Ressearch Center, Pete Worden. "Temos uma sonda em Marte. Ela não é muito autônoma. Quanto mais longe formos no espaço, em locais mais e mais perigosos, essa autonomia será necessária."

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/01/09/nasa-nissan-autonomous-vehicle/{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.